Roacutan - Como foi meu tratamento, reações e dicas


O Roacutan é um medicamento hiper forte, indicado para as pessoas que possuem acnes em estágios graves ou acnes resistentes. A isotretinoina age na glândula sebácea, reduzindo assim a oleosidade da pele, além de combater as inflamações das acnes.
Esse medicamento só deve ser usado em último caso e se o Dermatologista indicar, além disso é necessário fazer exames de sangue a cada três meses para que o paciente saiba sobre os seus índices de colesterol e se o fígado está ok.

Para as mulheres, o uso desse medicamento tem um pouco mais de burocracia e regras:

  • Não pode engravidar de jeito algum ao longo do tratamento e um mês após seu término (além de poder sofrer um aborto instantâneo, o feto sofrerá má formações);
  • Para evitar uma gravidez, a mulher deverá utilizar dois métodos contraceptivos (camisinha e pílula, por exemplo);
  • Cada vez que receber a receita desse medicamento terá de assinar um termo e será lembrada muiiitas vezes do risco de se engravidar durante o tratamento;
  • Se estiver amamentando NÃO deve tomar Roacutan.


O Roacutan é conhecido por sua eficácia, mas também por suas reações, as mais comuns são:

  • Pele, lábios, olhos e cabelos ressecados;
  • Aumento do colesterol ruim (todos) e diminuição do colesterol bom;
  • Pode trazer uma diminuição da visão á noite, vista embaçada (na bula é indicado que não opere máquinas nem dirija á noite);
  • Dores de cabeça;
  • Dores musculares;
  • Alteração do fígado. 


Esses sintomas são os mais comuns, porém o Roacutan traz diversos outros, se pode ocorrer ou não só dependerá de cada organismo e de como ele aceitará o medicamento.

Se quaisquer dessas reações forem muito fortes, procure imediatamente seu Dermatologista (pode ocorrer a diminuição da dose ou até mesmo suspensão do tratamento). 

A isotretinoina sobrecarrega o fígado, desse modo, além dos exames de sangue, o paciente não deve DE MODO ALGUM tomar qualquer tipo de bebida alcoólica, nem uma gota sequer, durante e depois de UM MÊS DO TÉRMINO do tratamento, mas isso deve ser conversado com o Dermatologista, pois poderá ocorrer um tempo maior de espera se caso você teve algum problema no fígado durante o tratamento.

A minha experiência com o ROACUTAN:

Em 2014, no dia 25/12, eu fui almoçar com minha família e quando cheguei em casa meus ombros e pescoço estavam forrados de acnes. Minha avó ficou preocupada e imediatamente pediu que eu tomasse algum antialérgico, bem eu tomei por 15 dias e passei uma pomada do mesmo nos ombros e pescoço. Não adiantou (NÃO FAÇAM ISSO). Fui a três Dermatologistas, mas todos queriam utilizar ácidos para tratar, já era 2015 e o calor era de matar (algo que dificulta e pode até causar manchas na pele se utilizar ácidos), fiz por um mês e não obtive resultado. 
Então tive que dar uma parada de procurar saber o que eu realmente tinha, pois em 2015 eu estava muito ocupada com dois estágios, TCC e provas finais da faculdade.
 Após me formar, fui a uma alergista, fiz exames e nada. Então tive que retirar meus dentes do ciso e não tive tempo para ir a outros médicos.
Em outubro fui - numa última esperança, pois já ia fazer um ano e não tinha melhorado em nada - na quarta Dermatologista, ela rapidamente vetou o tratamento com ácidos e pediu que eu tomasse Tetraciclina por três meses. Iniciei o tratamento, mas quase no fim do terceiro mês, não tinha resolvido nada, na verdade, tinha piorado. As acnes, além de ombros e pescoço, subiram para o rosto e inflamaram muito. Voltei na Dermatologista e ela pediu que eu esperasse uns 15 dias e iniciasse o tratamento com o Roacutan, ( já era dias 24/12/2015, véspera das minhas acnes fazerem aniversário.
Iniciei o tratamento no final de Janeiro/2016 e terminei ontem (11/08), foram oito longos meses, mas sumiu TUDO!
Nos primeiros dias do tratamento (7/10 dias) toda acne que tiver que sair de ti, irá sair. Somente após os três primeiros meses que o Roacutan começará o processo de limpar a pele, diminuir inflamações, etc. O rosto pode até descascar um pouco (no meu não aconteceu de descascar). 
As minhas reações foram as 5 primeiras citadas acima, a pior delas foram os lábios ressecados e o aumento do colesterol. Tive que iniciar tratamento com um Endocrinologista e tive que remédios para a diminuição do colesterol, além disso tive que iniciar um tratamento com um Nutricionista para reforçar a alimentação e ajudar a baixar o colesterol. Também tive que ir periodicamente ao Oftalmologista (pois tenho níveis altos de astigmatismo e hipermetropia), iniciei tratamentos com dois colírios para combater o ressecamento dos olhos.
Se você for iniciar o tratamento com o Roacutan, é viável que vá ao Oftalmologista (mesmo se não tiver nenhum problema de visão), pois se o ressecamento dos olhos for muito forte - e você não utilizar um colírio correto - pode causar ulceras oculares.
A boca seca é o que mais incomoda, mas o uso de Bepantol á noite e durante o dia ajuda muito.
Beba muiiiiiita água, sério!, principalmente nos primeiros meses. O corpo deve sempre estar hidratado, pois como estou sempre frisando: o medicamento é forte.
O Dermatologista sempre receita hidratantes corporais e labiais, sabonetes, protetor solar, além de um colírio comum (mas se caso não ajudar vá a um Oftalmologista). Os pacientes sofrem com a queda de temperatura e tempo seco, desse modo, pergunte ao seu Dermatologista se pode te indicar um hidratante para o rosto também.

Dicas:

  • USE SEMPRE PROTETOR SOLAR (até dentro de casa, dia nublado e de noite);
  • Beba muita água;
  • Tome o Roacutan sempre antes/depois do almoço/jantar;
  • Procure sempre tomar no mesmo horário (seu organismo acostumará melhor);
  • Após o banho não se esqueça dos cremes;
  • NUNCA SE AUTO-MEDIQUE, pergunte sempre ao Dermatologista qual remédio você pode tomar;
  • Se algo acontecer e você precisar ir ao hospital, leve a bula do Roacutan (há medicamentos que não se dão bem com ele);
  • Faça exercícios regularmente, mas sem excessos, nada de suplementos (só se o médico dar o ok). Se tu faz academia, vá em dias alternados (se for todos os dias os músculos irão doer bastante, principalmente nos três primeiros meses);
  • NÃO BEBA NADA ALCOÓLICO (antes, durante e um mês depois);
  • Tome cuidado com do aumento no colesterol e com a alimentação;
  • NÃO ENGRAVIDE (use dois métodos contraceptivos);
  • NÃO use ceras depilatórias e nem ácidos, pois irá esfolar a sua pele (durante e 6 meses após o término do tratamento);
  • NÃO faça tatuagens (nem coloque piercings, se já tem ok rs), o Roacutan deixa a pele muito fina e delicada, uma tatuagem/piercing demoraria muito para cicatrizar, podendo até haver complicações. Na dúvida pergunte ao seu médico.
  • EVITE usar químicas no cabelo e hidrate sempre, pois resseca muito.


Fique ligado: 
O Roacutan é tomado de acordo com o peso, há a dose mínima e a máxima que o organismo pode receber. NUNCA pare o tratamento antes de atingir a dose mínima, pois as acnes podem voltar.
Se você terminou o tratamento e está com umas manchinhas vermelhas, espere seis meses (esse é o tempo da pele voltar ao normal), se caso não acontecer, volte ao Dermatologista e inicie o tratamento estético comum.

Obs. Não sou Dermatologista, aqui conto como foi a MINHA experiência com o tratamento e o que deu certo ou não. De forma ALGUMA tome esse medicamento sem acompanhamento médico.





2 comentários:

  1. Oi Bruh
    Eu tive alguns problemas com Roacutan, perto do fim do tratamento ele ferrou meu figado maneira tão linda, mais tão linda que eu tive que parar o remédio na hora. Mas foi um remédio que me serviu bastante, mesmo se levar em conta o fato de que eu esquecia bastante de usar protetor XD
    E é sempre bom frisar pros meios desligados que aqui é só uma especie de diario experiencia, porque vai que eles enfiam na cabeça de tomar sem cuidado e é um remdio que o uso com alcool te arrebenta legal, então todo cuidado é pouco.
    bjo LP
    quatroselos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Realmente Luis, esse remédio acaba com o fígado, no meu caso foi mais os níveis de colesterol que subiram demais e até agora não consegui controlar :/

    Obrigada pela dica, irei revisar e frisar aqui! rs

    Beijo*

    ResponderExcluir

É com grande carinho que recebo seu comentário! *-*
Volte Sempre! Beijo ♥